Meu nome é Aline, tenho 24 anos e desses 24, 15 dediquei ao IJE (ou Ele dedicou a mim rs). Entrei para a Instituição em 1998 e lá permaneci até o 3º ano do Ensino Médio, em 2012.
Depois disso, passei 1 ano inteiro estudando para o vestibular, já que no ano anterior não tinha tempo suficiente, pois além do ensino médio regular, cursei também o técnico em Informática. Prestei vestibular e em 2014 fui aprovada em 3º lugar para o curso de Direito, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. No mesmo ano, também fui aprovada para exercer cargo público no DETRAN/RJ.
As greves e dificuldades enfrentadas no âmbito do ensino público não me deixaram perder de vista o sonho de ser a primeira pessoa da família a alcançar a graduação. Me formei no 1º semestre de 2019 e, hoje, concilio o exercício da advocacia com um projeto pessoal que visa aprovação em concurso público na minha área.
Tudo isso certamente não seria possível se eu não tivesse a base que tive no IJE. Do colégio, além do imenso agradecimento por ter conhecido profissionais incríveis, cuja citação dos nomes tornaria o texto extenso, mas que guardo com muito carinho e gratidão no coração, levo também ensinamentos que ultrapassam a vida acadêmica. Possivelmente me tornei um ser humano melhor; conheci pessoas incríveis e construí laços indestrutíveis.
Não poderia deixar de lembrar também da acolhida do IJE à minha família em um dos momentos mais sensíveis da minha caminhada, quando quase deixei o colégio, mas graças à sensibilidade e ao carinho da Direção, pude continuar a caminhada que me trouxe até aqui.
Se pudesse resumir essa relação em duas palavras seriam: gratidão e saudade.
Desejo que todos que passarem por lá possam extrair as experiências incríveis que extrai. Agradeço por tudo o que conquistei por intermédio das sementes lá plantadas e que hoje me permitem colher frutos tão bonitos.