3ª Edição: Primeira Turma de Ensino Médio do IJE

Meu nome é Rodrigo Trotta Moreira, tenho 33 anos. Estudei no IJE de 1996 a 2002 (5ª série ao 3º ano do ensino médio). Fui da 1ª turma de Ensino Médio, criado no IJE no ano 2000.

Minha formação, após sair do IJE, foi em Turismo, pela Escola Técnica de Turismo PROTUR, no Centro do Rio. Estou terminando em dezembro / 2019, minha graduação em Pedagogia (8º período), pela Universidade Estácio de Sá. Em seguida, iniciarei uma Pós Graduação em Gestão Empresarial.

Atualmente, minha ocupação profissional é no ramo de turismo, como empresário, sendo Diretor da Agência de Viagens RT Turismo, Transporte e Eventos Ltda e Guia de Turismo Regional, Nacional e América do Sul, credenciado pelo Ministério do Turismo.

O IJE sempre foi a extensão da minha casa. A maior característica dessa instituição, para mim, foi o “ACOLHIMENTO”. A ligação do colégio com a Igreja matriz do bairro foi, para minha infância e adolescência, muito importante. Eram os locais que eu frequentava diariamente, a Igreja e a casa das Irmãs Discípulas de Jesus Eucarístico. Estudei da 1ª a 4ª série na época (antigo primário), no colégio da Igreja e fui cursar o antigo ginásio (5ª a 8ª série) no IJE. Faço saudosa memória às Irmãs Floriana, Serafina e Edna, que foram instrumentos de Deus na minha vida e na da minha família.

Agradeço a todos os professores, irmãs e demais funcionários por tudo que sou hoje como ser humano e profissional.  O IJE integrava fé, cultura e vida. Sempre fez muito mais do que ensinar apenas as disciplinas. O IJE sempre ensinou valores: honestidade, verdade, solidariedade, amor, fé, caridade e tantos outros valores tão importantes, com os quais tenho a plena certeza de que quem passou pelo IJE assim como eu e soube regar no terreno do coração essa semente plantada, hoje colhe muito bons frutos.

É muito bonito ver que no IJE, os alunos de hoje são filhos e até netos de ex-alunos. Ou seja, como colégio mais antigo do bairro de Irajá, tem essa característica marcante, de ter a credibilidade da família e que ao passar pela rua encontrando ex-alunos, todos têm boa recordação dos tempos que viveram aqui. Isso não tem preço! Foi muito bom estudar no IJE.

Nossa turma desde a 5ª série era muito unida. Participávamos de muitas atividades como os passeios da saudosa Professora Norma (educação artística), gincana, Missas, auto de natal, coroação de Nossa Senhora, feira da cultura, teatros etc. O clima entre alunos e professores muitas vezes ultrapassava a sala de aula. Alguns passeavam com os alunos nos fins de semana, estavam em suas festas etc. Muitas vezes os eventos terminavam e nós alunos não queríamos ir embora, pois a vontade de ficar no colégio era grande. Os professores sabiam quando estávamos tristes ou com algum problema. Conversavam particularmente conosco, ou com toda a turma. Era a grande família IJE que se formava com alunos e professores.

Lembro-me até hoje da nossa festa de formatura da 8ª série e do 3º ano do Ensino Médio, onde vários professores participaram conosco. Na época, o Ensino Médio era até pequeno (era a 1ª turma da escola). Mas anualmente, ou às vezes a cada 2 anos, conseguimos reunir até hoje alguns amigos da época de ensino médio para um encontro só de ex-alunos. As risadas e as conversas são as mesmas de anos atrás.

Alegro-me muito com o crescimento do colégio e suas melhorias. Quando disse anteriormente, que considero o IJE a extensão da minha casa, é porque tal afirmação continua se corroborando mesmo sendo um ex-aluno, por 2 motivos: hoje minha filha Maria Clara estuda no IJE. E eu, tenho a imensa alegria, há 12 anos, de prestar serviços para a escola, dando continuidade ao belo trabalho da saudosa Profª. Norma, que cuidava dos passeios pedagógicos e de lazer. Ou seja, antes como aluno, hoje ex-aluno, pai de uma aluna e prestador de serviços. Aproveito a oportunidade para agradecer a confiança da Irmã Simone nesses 12 anos de prestação de serviços junto ao IJE.

Agradeço imensamente o convite do Prof. Fábio (português/ literatura), do qual tive a honra de ser aluno no 3º ano do Ensino Médio, para deixar meu depoimento como ex-aluno do IJE.