VAR: O MAU USO NO BRASIL.
- O que é o ”VAR”?
O árbitro de vídeo, como é chamado popularmente, é um sistema composto por uma sala e por três árbitros que têm contato direto com o do campo.
Na sala também há monitores onde os auxiliares poderão analisar alguma jogada que o árbitro principal não tenha visto, e então, ele é avisado se houve qualquer tipo de irregularidade, podendo assistir no televisor localizado fora do campo de jogo, na linha lateral.
- Quando o VAR foi utilizado pela primeira vez no Brasil?
A primeira aplicação desse recurso ocorreu na partida entre Santos e Cruzeiros, válida pelas quartas de final da Copa do Brasil no dia 1˚ de agosto de 2018 na Vila Belmiro, em São Paulo.
A pergunta que não quer calar: Por que essa inovação do futebol não funciona com eficiência aqui? De acordo com o balanço feito pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol), nas primeiras partidas do Brasileirão, a consulta ao VAR tem demorado em média 2 minutos, mais que o tempo indicado pela FIFA de 1 minuto e 15 segundos.
A demora pode ser relacionada à falta de preparação da equipe de arbitragem brasileira, levando em consideração o curto tempo que obtiveram para se preparar.
Além da falta de preparação, nem todos os árbitros têm segurança na marcação de um pênalti ou na expulsão de um jogador. Muitos estão utilizando o VAR como uma bengala, por isso não marcam com convicção e, como consequência, alguns times brasileiros andam sendo prejudicados pela falta de competência da equipe de arbitragem.
Ficha do escritor
Aluno: Gabriel Costa
Turma: 2˚ ano do Ensino Médio [2019]
Idade: 16 anos