“Fecho os olhos para não ver passar o tempo…”
Tenho excelentes recordações da minha infância e da minha adolescência também. E, a maioria delas está relacionada, direta ou indiretamente, ao Instituto Jesus Eucarístico. Sem sombras de dúvidas, eu consigo identificar claramente e sentir o que representou e representa, ter feito parte da família Instituto Jesus Eucarístico. Criei laços de amizade, ganhei irmãos de coração, conheci pessoas, formei e consolidei a minha identidade, a minha personalidade e a minha fé.
Guardo lembranças maravilhosas que o tempo jamais apagará. E, quando lembro tudo que vivi no IJE, me emociono! Mais da metade da minha vida eu fui Instituto Jesus Eucarístico. Quando menina, subia as escadas apoiando-me no corrimão. Era recebida no portão de entrada pela Ir Melânia. Aprendi Matemática e Ciências com as Irmãs Rita e Serafina. Fui acompanhada como aluna e como profissional pela Irmã Floriana. Sempre fui incentivada e muito amparada pelas Irmãs Edna e Simone. Por isso e por tantas outras vivências com todas as outras Irmãs, sempre tive a sensação de estar em casa. E essa sensação era e ainda é uma constante na minha vida. E, dessa forma, passaram-se 34 anos, ao todo, de vivência no IJE.
Instituto não é mais um prédio em Irajá como tantos outros. Instituto tem e faz história. Dessa forma, rogo a Deus e a Nossa Senhora pelas Discípulas de Jesus Eucarístico, pois felizes são aqueles que tiveram ou têm a oportunidade de conviver e partilhar as suas experiências de vida dentro do IJE. E falo isso, com muita propriedade.
Ao longo desses 60 anos, muitas pessoas já passaram pelo Instituto. Eu sou uma dessas pessoas que, por um amor incondicional, não faço mais parte dessa família no dia a dia, porém lembro-me de uma fala da Irmã Simone que muito me marcou: “o passarinho sempre volta para o ninho…” Mesmo que não seja fisicamente, mas, sobretudo, de coração, o passarinho sempre volta para o ninho. E, acredito que milhares de passarinhos já voltaram e voltam para o ninho diariamente. Hoje, sou só gratidão por tudo o que representou e representa na minha existência o IJE.
Por isso, eu fui…eu sou… e eu sempre serei Instituto Jesus Eucarístico!
Professora Valéria Carvalho da Roca, 52 anos.
25 anos de 10 meses como professora do IJE
8 anos como aluna.