Edição 1 – Depoimento de Gabriela Moraes
Meu nome é Gabriela, tenho 29 anos, sou militar de carreira da Força Aérea Brasileira há 10 anos, e estudei a vida inteira no Instituto Jesus Eucarístico, do Jardim I ao 3º ano do Ensino Médio. Eu me formei no IJE no ano de 2006, e a gratidão por ter estado com uma equipe extremamente capacitada é enorme. O IJE é uma instituição que se interessa em formar não apenas alunos que se apropriam dos conteúdos programáticos exigidos nas ementas das disciplinas, mas, principalmente, tem a preocupação de formar cidadãos conscientes dos seus deveres como seres humanos inseridos numa sociedade, com capacidade de reflexão crítica e participação social.
No meio militar, além do cotidiano no quartel, deparamo-nos com inúmeras missões para os mais diversos lugares do Brasil e, até mesmo, do exterior. Dessa forma, é necessário que saibamos nos relacionar bem com as pessoas ao nosso redor para que obtenhamos maior sucesso em nossas tarefas e, consequentemente, maior prazer no exercício de nossas funções. É justamente essa interação que eu vi ser valorizada o tempo todo nesses mais de 15 anos em que estive no IJE.
Eu sempre gostei muito de estudar, e essa predileção torna-se nítida ao pensar nas formações acadêmicas que possuo. Sou formada em 4 diferentes cursos de graduação: Bacharel e Licenciada em Psicologia pelo Centro Universitário Celso Lisboa (UCL), Tecnólogo em Gestão de Tecnologia da Informação pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Bacharel em Administração também pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), e Bacharel em Letras – Português/Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Cursei 2 pós-graduações na área de Psicologia; a primeira em Psicologia Hospitalar e da Saúde pelo Centro Universitário Celso Lisboa (UCL), e a segunda em Atenção Integral à Saúde Materno-Infantil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente, sou graduanda de Licenciatura em Letras – Português/Literaturas e mestranda em Saúde Perinatal, ambos os cursos sendo realizados na UFRJ.
Não seria possível alcançar tantas conquistas profissionais sem uma boa base que pudesse me sustentar. A função que hoje exerço nas Forças Armadas é consequência direta do ensino que me foi oferecido no IJE. Sou desenvolvedora de programas Oracle e Java, e o meu conhecimento na área teve início lá no meu Ensino Técnico, com professores extremamente habilitados, que me deram ensinamentos de excelência para que eu pudesse obter aprovação num concurso público tão disputado. Como se já não bastasse ser aprovada, tive a felicidade de ser classificada em 1º lugar geral do Brasil, errando apenas duas questões num universo de 100. Além da prova de conhecimentos específicos em Informática, havia questões das disciplinas que nos deparamos no dia a dia na sala de aula em uma escola e, mais uma vez, ratifico a importância de ter tido a oportunidade de estudar em um colégio tão qualificado.
Meus anseios não param com as graduações que obtive, e tão pouco com o diploma de Mestre que estou prestes a conquistar. Pretendo seguir com o doutorado e o pós-doutorado, pois é fundamental que estejamos em constante mudança e busca por novos conhecimentos e experiências. Agradeço ao IJE por ter me formado não só para o meio acadêmico, mas, antes disso, para a vida.