13ª edição: Quaresma

QUARESMA

 

Ao iniciar o Tempo Quaresmal, a Igreja convida seus fiéis a trilharem um caminho de 40 dias, preparando o coração de forma humilde e contrita, visando alcançar a salvação, celebrando dignamente a Páscoa do Senhor. 

A Quaresma é o tempo favorável para uma verdadeira conversão, por isso também se utiliza deste tempo para a divulgação da Campanha da Fraternidade, que neste ano baseia-se no Evangelho de Lucas 10, 33-34*, tendo ênfase no trecho que diz: ”viu, sentiu compaixão e cuidou dele”, levando os fiéis a refletirem sobre o testemunho que têm dado e como estão vivendo o mandamento deixado pelo Senhor ”amarás o teu próximo como a ti mesmo”. 

Para se viver bem este caminho de jejum, esmola e oração, é preciso ter total sinceridade em três aspectos, sendo eles: consigo (externa e internamente), com os demais (respeitando os limites do outro) e principalmente com Deus, reconhecendo-se humildemente pecador e se debruçando sobre sua vida e seus atos. Este tempo exige uma metanóia, uma mudança interior, um sair da zona de conforto em busca de uma vida única com o Senhor Jesus. 

Neste período é preciso adquirir pré-disposição para que possamos melhor ouvir a voz de Deus e acharmos respostas de nossas inquietações. perguntas que nos levam a refletir sobre nosso interior fazem com o que caminhemos neste percurso; Onde estou? Onde quero chegar? O que devo fazer para chegar onde quero? Onde Deus quer que eu chegue? 

Deus nos convida a trilhar junto a Ele este caminho, nos ajudando a melhor buscá-lo, segui-lo e permanecer com Ele. E qual tem sido o seu comprometimento com a verdade e com Deus? Deixei o Senhor durante este tempo modelar a sua vida e ”qual musicista dedilhar as cordas do seu coração, entoando um louvor agradável a Deus”(Homilia- Pe. Leonardo Machado. 

 

FICHA DO ALUNO

Aluno: Vinicius da Silva Andrade

Turma: 2101

Idade: 16 anos 

Adicionais: Também é aluno do Seminário São José