Entre Sonhos e Realidades

Sou Frei Henrique Siqueira, frade carmelita descalço.

Atualmente moro em Caratinga-MG, estou como responsável pela paróquia Nossa Senhora do Carmo, nesta cidade.

Aceitei com alegria e surpresa o convite para uma contribuição com o Instituto. A educação é a forma mais responsável de contribuir para um futuro melhor para nossa sociedade. Agradeço às minhas queridas amigas e irmãs por esta missão.

ENTRE SONHOS E REALIDADES

A vida é um constante passo entre nossos sonhos e a realidade em que pisamos. Sonhar é sempre preciso já nos lembra os poetas, mas é preciso sonhar com os pés no chão, pois a realidade muitas vezes impede que nossos sonhos sejam opostos em prática.

Mesmo assim, insisto: não deixe de sonhar! Os sonhos nos levam a lugares possíveis e ainda que seja impossível é bom sonhar, pois eles nos fazem alcançar o infinito de nós mesmos.

Porque falar em sonhos num tempo onde aparentemente eles parecem desvanecer-se? Exatamente para isso! Para que nossos sonhos nos façam pensar que amanhã iremos acordar com novas possibilidades, renovados por uma esperança que anima nosso modo de viver.

É preciso ter sonhos para não focarmos loucos, presos dentro de uma situação que nos apavora. De um lado, esbarramos na pandemia, de outro a liturgia política se foi, e no meio estamos nós: sem saber para que lado seguimos ou em quem acreditar. Por isso, sonhar torna-se tão importante neste momento. Óbvio que a realidade lá fora não irá mudar, mas a realidade interna pode ser renovada pelos nosso sonhos. Viver a realidade sim, mas deixar de sonhar nunca!

É preciso se reinventar, é preciso descobrir novos ares, e como não podemos sair, que tal começar de dentro? O infinito particular de cada um é cheio de sopros que só o Espirito é capaz de ouvir.

Jesus foi o homem mais sonhador que existiu, mas sonhou com a realidade. Sonhou o que era possível sonhar. Sonhou com novos seres humanos, dando-lhes possibilidades novas para reescreverem suas histórias. Sonhou com uma oração que fosse capaz de ser mais intima, ensinando as pessoa que podiam chamar a Deus de Pai.

O sonho de Jesus partiu do concreto, ou seja, a mudança começou de dentro para fora. Seu que nossos sonhos podem ser diversos como: ganhar na loteria, ter um carro novo, um novo apartamento, um novo emprego. Mas, que tal se começarmos a sonhar em seres humanos melhores. Seria utópico? Talvez não, se começássemos por nós mesmos.

Vamos brincar de sonhar, pois só temos essa vida e neste momento, se assim Deus permitir, só temos essa pandemia. Então sejamos melhores!

Frei Henrique Siqueira, ocd.