Nossa História

Tudo começou em 1957 numa pequena comunidade da Congregação das Discípulas de Jesus Eucarístico, usando apenas alguns pequenos galpões para a sua administração e formação espiritual do grupo. Mas aos poucos o projeto das Discípulas foi avançando, os galpões foram sendo adaptados e a escola ganhando forma. O zelo apostólico alimentava o espírito do grupo que conseguiu em 1960 a abertura oficial da escola.

Com a precariedade de recursos, somente conseguimos atender e auxiliar crianças no Jardim de Infância. Mas com a perseverança dos nossos valores, que mantemos até hoje, conseguimos crescer e fortalecer, sem nos desviar dos ideais da Congregação das Discípulas e do seu fundador, Dom Raffaello Delle Nocche, seguindo sempre com o nosso lema ‘’Puro e Forte’’

Em 1965 o Instituto inseriu o Curso Primário de 1ª a 4ª série. O próximo passo foi em 1966, que iniciamos a implantação do curso Ginasial, e somente após 7 anos, em 1973, conseguimos concluir o projeto em que podíamos ofertar o curso Ginasial completo de 5ª a 8ª série. Nosso ensino foi se adequando junto à modificações realizadas pelo Sistema de Educação no Brasil, com os devidos registros na Secretaria de Educação. 

Com o ensino muito bem estruturado, iniciamos a oferta do Ensino Médio em 2000, tendo sua primeira conclusão de turma em 2002. 

Nesses mais de 60 anos buscamos evoluir para promover um ensino com excelência em qualidade, mas sem perder nossos valores e crenças, que sempre foram e serão nossos pilares. Acreditamos em transformação de vidas com ensino de qualidade e acolhimento, tendo como base os seguintes princípios:

  • Formação integral do aluno (individual, social e cristã);
  • Desenvolvimento das potencialidades de cada aluno;
  • Preparação para o exercício consciente da cidadania;
  • Escuta, diálogo e respeito no clima de pluralismo ideológico e cultural;
  • Abertura à dimensão religiosa, no encontro pessoal com Cristo;
  • Vivência da liberdade responsável e criativa do bem.
 

Nosso Logo

“Puro e forte” é um rico lema para todos aqueles que vivem a pureza do espírito, voltados para valores que não passam.

O nome do Instituto, no duplo círculo, indica o caminho, percorrido, sem que tenham um fim.

Um lírio desabrocha, como alma pura, na perfeição da sua beleza, como a indicar que os irmãos devem ser levados a verdadeiras pastagens.

As cores que predominam, o azul, lembra a imortalidade, fidelidade e justiça, paz e tranquilidade e a cor branca, que tem o efeito da pureza, a virtude e a paz, ligando o passado ao futuro.

É este conjunto de simbolismo que há sessenta anos o aluno do Instituto leva no seu coração.